quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Encontro em SP discute demanda de Energia para Copa e traz experiência sul-africana

A infraestrutura energética para a Copa e para os Jogos Olímpicos estará em debate entre os dias 19 e 20 de outubro, durante Conferência que a IBC vai promover sobre o tema em SP.
 
 
 
Além de discutir o que precisa ser feito no Brasil, o evento terá apresentação exclusiva do Governo da África do Sul mostrando a experiência da Copa passada.

A palestra da diretora geral do Departamento de Energia da África do Sul, Sra. Nelisiwe Magubane, está programada para a manhã do dia 20, após as apresentações dos executivos brasileiros. Na ocasião, a representante do governo sul-africano mostrará como era o cenário local antes do evento, a demandaestimada para a Copa de 2010, os projetos que foram viabilizados e como os investimentos realizados foram aproveitados depois dos jogos.

Segundo os organizadores, a ideia do encontro é reunir não apenas as empresas do setor de energia, construtoras e fornecedores de equipamentos para os estádios e demais estruturas que atenderão aos Jogos, mas também os representantes de grandes consumidores de energia nas cidades-sede, como empresas de trens e metrôs, administradores de aeroportos, etc.

Sobre o cenário brasileiro, falará na abertura da conferência o assessor da vice-presidência corporativa da Rede Energia, Décio Michellis Jr. Ele mostrará a visão da companhia sobre a necessidade de investimentos e as perspectivas para que a transmissão e a distribuição de energia estejam preparadas para suprir a demanda dos jogos. Logo depois, o gerente comercial da Bio Energias, José Alaôr de Matos mostrará as oportunidades que devem surgir no Mercado Livre com a comercialização da energia excedente.

Aspecto sempre importante nas discussões do setor energético, o tratamento tributário e os incentivos fiscais que podem ser aproveitados em novos investimentos estão na pauta da palestra do advogado André F. Edelstein, sócio da Advocacia Waltenberg. Também estão previstos no encontro debates sobre planejamento energético, projetos de energia renovável e autogeração.

Exigida pela FIFA, a construção dos estádios deve obedecer às regras de eficiência energética e de sustentabilidade de "Green Building". O tema será discutido na Conferência da IBC pelo gerente técnico de LEED do Green Building Council Brasil, Marcos Casado, e pelo presidente da Sustentech Desenvolvimento Sustentável, João Marcelo Gomes Pinto, que compartilhará com a platéia as experiências da empresa com várias obras certificadas pelo LEED.

Outro estudo de caso que merece destaque no encontro é o Projeto Minas Solas 2014, que será apresentado por um representante da Cemig. A conferência da IBC se encerra com um workshop sobre o Regime Diferenciado de Contratações e seus impactos nos projetos relacionados à energia e eficiência energética para a Copa.

A Conferência sobre Infraestrutura Energética para Copa e Olimpíadas é uma iniciativa da IBC com o patrocínio da Aggreko. Informações no site www.informagroup.com.br/energiacopa e na Central de Atendimento da IBC, pelo telefone 11-3017-6808.

AGENDA:


Conferência sobre Infraestrutura Energética para Copa e Olimpíadas

Data: 19 e 20 de outubro de 2011.

Local: Address Executive Flat, Rua Amauri, 513 – São Paulo, SP

Organização: IBC

Informações: 11-3017-6808 ou imprensa@informagroup.com.br

www.informagroup.com.br/energiacopa