sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Novidades e especificadores sobre a certificação LEED são discutidas em primeira mão na Conferência Internacional Greenbuilding Brasil

São Paulo, agosto de 2011 – Uma das apresentações mais esperadas no último dia de palestras da Greenbuilding Brasil Conference & Expo foi a de Guido Petinelli, arquiteto da Petinelli Inc., que atuou como diretor de desenvolvimento para o World Green Building Council (WGBC), e é um dos fundadores do Green Building Council Brasil (GBC Brasil). 



Com o tema ‘Novo LEED 2012 – O que muda?  
Petinelli fez uma explanação geral sobre os princípios básicos da ferramenta LEED no Brasil e no mundo e forneceu detalhes sobre as sugestões feitas para modificação do certificado LEED (Leadership for Energy and Environmental Design®), no próximo ano.

Guido apresentou com objetividade e clareza as mudanças nos pré-requisitos para a obtenção do LEED, uma ferramenta que, de acordo com o arquiteto, sempre foi um instrumento de transformação de mercado. O certificado nada mais é do que uma solução prática desenvolvida para arquitetos, engenheiros, proprietários, incorporadores etc. que cria uma linguagem única e surgiu com um propósito de consistência, rigor técnico e credibilidade. Para o consumidor, a intenção da criação do LEED é de tão somente fornecer uma maneira mais simples de avaliar produtos na hora de investir em edifícios.

“Nesse mercado 5% das empresas não atendem às expectativas daquilo que consideramos construção aceitável padrão; cerca de 70% constrói dentro daquilo que consideramos adequado (atendendo boa parte das normas); 20% são líderes dessas práticas adequadas e apenas 5% são inovadores e tomadores de risco. Um dos principais motivos de criação do LEED é celebrar esse seleto grupo que está sempre em busca de inovação”, conta Petinelli.

LEED Versão 3 é como será chamado o novo modelo, que passa a ter atualizações feitas a cada três anos. Em termos de estrutura, a ferramenta se tornou mais rígida: serão três novas categorias e seis novos pré-requisitos, mantendo o mesmo número e sistema de créditos (pontuação). Outra mudança é de que haverá um LEED específico para hotéis, data centers e centros de distribuições.

Dentre os pré-requisitos que podemos destacar na nova versão, estão: inclusão da gestão de resíduos, consumo consciente da água, compartilhamento de dados de consumo por cinco anos e o desempenho energético – e, este último, deverá ter simulação obrigatória de no mínino nove estratégias durante as fases de estudo preliminar e anteprojeto. O LEED Versão 3 passará a utilizar a ASHRAE 90.1 2010, considerada de 20 a 25% mais rígida que a ASHRAE 2004.

Todas as mudanças estão disponíveis no site da USGBC, que vem promovendo webnários gratuitos para sócios da entidade americana com o objetivo de discutir coletivamente e esclarecer cada uma das mudanças.

ESPECIALISTA DA ABNT EXPLICA COMO AS FACHADAS PODEM MELHORAR A ILUMINAÇÃO E A VENTILAÇÃO NOS EDIFÍCIOS

As fachadas são muito mais que uma opção estética, para deixar as construções mais bonitas. Podem ter ainda funções que vão desde diminuir a temperatura interna, barrar o ruído que vem de fora a permitir maior aproveitamento de luz natural.

Esse foi o tema exposto pelo arquiteto em consultor da ABNT, Paulo Duarte. Segundo ele, essas vantagens podem ser alcançadas dependendo do material usado não apenas no revestimento, mas também de peças usadas no acabamento, como esquadrias e outros materiais que podem ajudar a isolar o ambiente e tornar mais eficiente o uso de recursos naturais.

Duarte explicou que os Estados Unidos e os países da Europa podem ser considerados referências em pesquisa e tecnologia em vidros, pois sempre apresentam soluções muito interessantes para diversos tipos de ambientes. Porém, nem sempre é possível usar as mesmas soluções usadas nestes países, pois o clima e a incidência de raios solares são muito diferentes no Brasil.

Durante a palestra, formam exibidos exemplos de fachadas transparentes, que ajudam a aumentar a entrada de luz natural, evitando gasto de energia e aumentando a temperatura interna. Duarte ressaltou que essa solução, típica de países que têm um inverno mais rigoroso, precisa ser adaptada à realidade do Brasil para garantir não só a eficiência energética, mas também o conforto das pessoas que irão frequentar o ambiente.

O consultor finalizou ressaltando que a certificação LEED é um objetivo muito mais presente em prédios comerciais e que deveria haver maior interesse em ampliar a certificação para os edifícios residenciais e para os prédios públicos.

GESTÃO DE FACILITIES EM PRÉDIOS VERDES É TEMA DE PALESTRA

A operação e manutenção em prédios verdes foi o destaque da palestra do diretor técnico da Cushman & Wakefied, João Alves Pacheco, durante a Greenbuilding Brasil. Foram apresentados dois cases de prédios já existentes, que buscam a certificação LEED. Um dos empreendimentos está localizado no Rio de Janeiro, é um edifício comercial, de 12 anos. O segundo está em Brasília e tem dois anos.

Pacheco explicou os critérios que precisam ser atendidos nesses dois edifícios e quais representam maiores desafios para adequar os ambientes para atender as exigências da certificação. Entre os quesitos a serem observados estão consumo de água, energia e atmosfera (ambiente interno), materiais e recursos, qualidade do ambiente interno, entre outros.

Cada um desses critérios envolve uma série de ações de gerenciamento de facilities, desde proteção ou restauro de áreas verdes, diminuição dos efeitos das ilhas de calor por meio de clareamento dos telhados e investimento em estacionamentos cobertos ou no subsolo, disponibilidade de transporte público na área dos edifícios e incentivo à carona solidária, eficiência no uso da água, qualidade do ar no ambiente, até políticas de compras sustentáveis.

O diretor técnico da Cushman destacou que os desafios são muitos em prédios que já estão construídos, mas nos dois casos é possível atender os critérios estabelecidos para a conquista da certificação. Pacheco finalizou destacando que é preciso engajamento de diversas áreas para atender as exigências, demonstrando que é fundamental envolver toda a empresa para alcançar esse objetivo.  
Serviço:
Mais informações: www.expogbcbrasil.org.br
 
Fonte: Inteligemcia