quinta-feira, 29 de setembro de 2011

SP: praça Vilaboim ganha lâmpadas de LED

A secretaria de Serviços de São Paulo, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), substituiu as antigas luminárias de vapor de sódio e mercúrio da praça Vilaboim, região central da capital paulista, por lâmpadas de LED. 


                              Wanderlei Celestino
 
A nova iluminação vai gerar uma economia de 76% no consumo de energia elétrica.

Com as trocas de lâmpadas na praça Vilaboim, 
a economia no consumo de energia elétrica será de 76%

A praça Vilaboim é uma das mais famosas praças de Higienópolis. A iluminação implantada é moderna, eficiente e econômica, além de contar com um sistema inteligente de controle.

Ao todo, foram 18 novas luminárias com as econômicas lâmpadas de LED em postes metálicos que substituíram os antigos postes de concreto, dos quais 12 estão em torno da praça e outros seis na parte interna. Anteriormente, a praça tinha oito luminárias com lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio.

A novidade fica por conta de um sistema inteligente que controla o funcionamento das luminárias. A rede de iluminação da praça agora conta com sensores fotométricos que substituem as tradicionais células fotoelétricas. Com isso, à medida em que anoitece, as luminárias acendem gradativamente, complementando a luz do entardecer. O processo inverso ocorre ao amanhecer, com as lâmpadas se apagando gradualmente.

Na praça Vilaboim, a tecnologia LED, além de ser mais econômica, vai proporcionar uma melhor distribuição de luz e aumentar os níveis de luminosidade em 350%. Para conseguir o mesmo efeito com as tradicionais lâmpadas de sódio e mercúrio, seria preciso três vezes mais o número de luminárias.

Durante as próximas semanas, o Ilume vai seguir aferindo a qualidade do material instalado e realizando pequenos ajustes, de acordo com a necessidade do local. Com o uso desta tecnologia, o departamento segue em busca da inovação tecnológica, aliando eficácia e economia em seus projetos. As lâmpadas de LED também proporcionam uma longa vida útil, reduzindo o número de manutenções, além de serem muito utilizadas para destacar e valorizar os espaços públicos por seu alto índice de reprodução de cores.


:: Clipping/O Noticiado www.portallumiere.com.br