quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Avenida Faria Lima e Monumento às Bandeiras receberão luzes de LED

Três túneis e três monumentos de São Paulo contam com iluminação azul.
Instalação sob Praça Roosevelt deverá ser concluída até setembro.














A Avenida Brigadeiro Faria Lima e o Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera, serão os próximos pontos na cidade de São Paulo a receber iluminação azul de LED. A renovação dos sistemas de iluminação de vias, túneis e monumentos começou em 2011 e já chama a atenção de quem circula pela capital. 

No túnel sob a Praça Roosevelt, que deve ter a modernização concluída até setembro, a luz azul divide opiniões.

A troca de lâmpadas tradicionais por luminárias de LED, segundo a Prefeitura de São Paulo, deveu-se à economia e à maior vida útil das novas lâmpadas. Ainda segundo a administração municipal, as luzes em tom de azul foram escolhidas pelo aspecto decorativo.

"O azul é a tonalidade mais adequada para destacar alguma coisa com facho luminoso em ambiente iluminado", diz Aruntho Savastano, secretário-adjunto e diretor do Departamento de Iluminação Pública, em entrevista ao Bom Dia Brasil desta terça-feira (21).

Os túneis Ayrton Senna e Tribunal de Justiça estão entre os dez túneis que já haviam recebido iluminação nova em 2011, e ambos já têm lâmpadas em tom de azul. 

O Departamento de Iluminação Pública afirma que a cor escolhida não interfere na visão dos motoristas por não contrastar com a iluminação do viário, que é feita com luzes brancas. 

O terceiro túnel a contar com a iluminação colorida está localizado sob a Praça Roosevelt, no Centro, e deve ter a modernização concluída até setembro.

“Aquela parte era bem sinistra, bem apagada, bem escura. Com a luz dá até uma vida para aquele lugar”, diz o engenheiro eletrônico Luiz Henrique Gonzalez.

Desde janeiro deste ano, outros seis túneis já receberam a instalação de novos sistemas de iluminação, mas com luzes brancas de LED - Águia de Haia, Mackenzie, Odon Pereira, Padre Péricles, Pérola Byington e Zerbini.

“As reformulações consistem na instalação de um novo sistema com luminárias de LED, que permitem significativa melhora nos níveis de iluminância, além de serem mais econômicas e duradouras, reduzindo as intervenções para manutenções. 

As iluminações em tom azulado são utilizadas apenas nos túneis Ayrton Senna, Tribunal de Justiça e Praça Roosevelt (sob a Praça - troca da iluminação em fase final), de forma decorativa, com os focos das luminárias voltados para as paredes”, diz o Departamento de Iluminação Pública, em nota ao G1.

Ao todo são 2.428 novas luminárias LED distribuídas nos sete túneis. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a iluminação vai proporcionar uma economia no consumo de energia elétrica superior a 80%, se comparada com o sistema antigo.