A 9ª Maratona Universitária da Eficiência Energética, realizada entre os dias 24 e 27 de julho no Kartódromo Raceland, em Pinhais (PR), recebeu neste ano um número recorde de projetos.
Ao todo, foram inscritos 54 protótipos, com participação de mais de 500 universitários e 29 instituições de ensino superior. Na edição deste ano, patrocinada pela Renault do Brasil, os vencedores receberam como prêmio seis automóveis e oito motores da marca, para uso didático em laboratórios e oficinas das universidades.
“É um grande orgulho para a Renault apoiar um evento como este. O desenvolvimento e formação das pessoas, o estímulo à geração de novas tecnologias e ideias e a busca por uma maior eficiência energética e a preservação do meio ambiente são também objetivos da nossa empresa”, destaca Caíque Ferreira, Diretor de Comunicação da Renault do Brasil.
O patrocínio da Renault, explica, faz parte da estratégia do Instituto Renault de apoio às iniciativas em educação, desenvolvimento comunitário, segurança no trânsito e sustentabilidade.
Disputada desde 2004, A Maratona Universitária da Eficiência Energética é a quarta maior competição do gênero no mundo e a única organizada na América. Seu objetivo, como diz o nome, é envolver alunos e professores em projetos de veículos inovadores quanto ao uso eficiente de combustíveis em três categorias: gasolina, etanol e eletricidade.
Vencem as equipes cujo veículo consegue obter a menor consumo de combustível. Para se ter uma ideia, o vencedor na categoria Gasolina deste ano atingiu a marca de 277,5 quilômetros/litro.
Os participantes enfrentam ainda outro desafio: produzir os carros com o menor impacto ambiental possível, explorando materiais de origem natural ou praticando a reciclagem.
As equipes que melhor unirem a excelência do projeto com o respeito ao planeta terão uma premiação especial. “Já tivemos exemplos incríveis, como o uso da casca de bananeira, fibra de bambu, plástico derivado da cana de açúcar, entre outros materiais, na produção das carenagens”, destaca Alberto Andriolo, idealizador e organizador da Maratona.
Na edição deste ano a Maratona Universitária da Eficiência Energética reuniu instituições de ensino superior de diversos estados brasileiros, entre os quais Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Cinco delas se revezaram nas três primeiras colocações.
Instituto Renault
O apoio à Maratona Universitária da Eficiência Energética faz parte do eixo “Educar” do Instituto Renault, que já beneficiou mais de 17 mil estudantes com projetos voltados para o público universitário.
O objetivo do Instituto Renault na área de educação é trazer a prática do dia a dia do mercado de trabalho para o público universitário e fortalecer a educação infantil e fundamental por meio da formação de educadores e gestores.
O Instituto Renault foi criado em 2010 e atua em quatro eixos principais: “Educação”, em apoio à projetos educacionais;
“Proteger”, com estímulo às práticas de direção segura e ações educativas no trânsito;
“Transformar”, para o desenvolvimento pessoal, profissional, social e geração de renda para as comunidades locais; e
“Preservar”, que promover a sustentabilidade ambiental para todos através do gerenciamento de resíduos fabris, redução de impactos ambientais e novas tecnologia.
Vencedores da 9ª Edição da Maratona Energética
Categoria Gasolina
1ª – CTISM Colégio Técnico Santa María – RS
2º – Centro Universitário do Instituto Mauá – SP
3º – Centro Universitário do Instituto Mauá – SP
Categoria Etanol
1º – CEFET Centro de Educação Técnica de Minas Gerais – MG
2º – Unifei Universidade Federal de Itajuba – MG
3º – Universidade Anhembi Morumbi – SP
Categoria Elétrico
1º – Unifei Universidade Federal de Itajuba – MG
2º – Centro Universitário do Instituto Mauá – SP
3º – Universidade Anhembi Morumbi – SP
Categoria Projeto (concepção de engenharia, inovações, criatividade, acabamento, etc..)
1º – CEFET Centro de Educação Técnica de Minas Gerais – MG
2º – Centro Universitário do Instituto Mauá – SP
3º – Universidade Federal de Santa Catarina
Fonte: Renault – Imprensa