terça-feira, 28 de agosto de 2012

BNDES lançará edital para projetos de eficiência energética














Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Em breve, o BNDES abrirá edital público direcionado à submissão de projetos voltados à eficiência energética, o que significa apoio efetivo, via liberação de recursos, para ações que venham contribuir para o uso eficiente da energia na indústria. 

A boa notícia foi transmitida pelo diretor-executivo da ABM, Horacídio Leal Barbosa Filho, aos participantes do Seminário de Energia & Utilidades, que começou na noite de terça-feira, 22, e prosseguiu até sexta, 24, em Belo Horizonte (MG).

A abertura do edital, conforme explicou Leal, faz parte de um contexto, do qual a ABM vem participando ativamente, e que teve início no Fórum de Competitividade da Siderurgia do MDIC, prosseguindo com a elaboração do Estudo Prospectivo do Setor Siderúrgico - EPSS, pela ABM.

“Este estudo incluiu a eficiência energética entre os temas estratégicos que deveriam fazer parte da Agenda Tecnológica Setorial do Governo. 

Agora, o próximo passo é a geração de ações públicas, entre as quais se insere a abertura de edital pelo banco de desenvolvimento”, adiantou o diretor, salientando que, como participante desse processo, em fevereiro a ABM deu entrada no BNDES da minuta de projeto voltado à eficiência energética, o qual servirá de subsídio para a abertura do edital.

O aspecto financeiro tem sido apontado pelas empresas como um dos entraves para o avanço da eficiência energética, seja porque a racionalização compete com outras prioridades de investimentos, no caso de recursos próprios; seja pela dificuldade e restrições de acesso a financiamentos para esse fim; ou ainda por falta de incentivos oficiais. 

“A perspectiva de ação por parte do BNDES acena positivamente para a solução de parte desse problema. 

Mas existem outros entraves e, entre eles, a necessidade de pessoal treinado para identificar oportunidades de eficiência energética, para fazer a gestão dos projetos que se mostrarem viáveis e até para absorção das novas tecnologias”.

Leal lembrou que, nesse particular, a ABM está aberta e tem competência para formatar e recrutar os melhores instrutores entre o pessoal da academia e da indústria para oferecer, na medida, os cursos que se fizerem necessários para alinhar a mão de obra à nova realidade.

“Esta tem sido uma das atividades mais nobres da Associação e está ainda mais fortalecida após pesquisa de valor realizada entre nossos associados e usuários, cujo resultado reconheceu como bastante positiva a trajetória eminentemente técnica mantida pela ABM desde a sua fundação”.