sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Nova York implementa telhados brancos

EcoD
Reduzir o consumo de energia dos moradores e, consequentemente, as emissões dos gases de efeito estufa (GEE) despejados na atmosfera. De que forma? Pintando os telhados das casas. 

A iniciativa é da Prefeitura de Nova York, nos Estados Unidos, conhecida pela promoção de ações de sustentabilidade.


Foto: Claudio Papapietro

Batizado de Cool Roofs (ou “Telhados Frios”), o programa faz parte de um conjunto de medidas tomadas por Nova York com o intuito a reduzir em 30% a emissão dos GEE até 2030, segundo informou a BBC Brasil.

Uma vez os telhados pintados de branco, a temperatura no interior de um edifício pode cair até 30%, diminuindo os gastos com ar-condicionado. Segundo um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa de Sistemas Climáticos da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, um telhado pintado na cor branca registrou, no dia mais quente deste ano, uma temperatura até seis graus menor do que a verificada em um tradicional, sem a tinta.

Os telhados brancos refletem os raios solares, dispersando o calor.

A explicação é simples e tem origem nas leis da física: enquanto os telhados pretos ou escuros absorvem a energia do sol quase completamente, os brancos refletem os raios solares, dispersando o calor.

Especialistas também indicam que a cobertura branca ajuda na conservação dos telhados das edificações. Lançado há três anos, o programa já totaliza 260 mil metros quadrados de telhados pintados de branco.

“Estamos trabalhando lentamente e não será possível pintar todos os telhados da cidade, ora pelo material, ora pelas condições de segurança necessárias para pintá-lo. 

Mas vamos fazer tudo o que pudermos”, afirmou à BBC Tori Edmiston, vice-diretor de Relações Exteriores Comunitárias do Conselho da Cidade de Nova York, a agência da Prefeitura responsável pelo programa.

Mobilização de voluntários

A prefeitura conta com a ajuda de jovens voluntários, que atuam como pintores temporários. “Aqui em cima faz muito calor, mas o esforço vale a pena, porque conhecemos pessoas e ajudamos nossa comunidade com um projeto sustentável maravilhoso”, ressaltou James Allison, da ONG Inroads, que seleciona voluntários para participar no programa.

Até agora, 3 mil pessoas já subiram no topo dos edifícios de Manhattan para pintá-los de branco. A segurança dos voluntários e a implementação do projeto ficam a cargo de Loreta Tapia, supervisora do programa.
(EcoD)