quarta-feira, 8 de abril de 2015

Como funciona o Energy Star

Em uma tentativa de promover a conservação de energia, a Agência de Proteção Ambiental - Environmental Protection Agency (em inglês) iniciou o programa Energy Star em 1992. 

O que começou como uma maneira de combater o desperdício de energia de computadores abrange atualmente mais de 50 categorias de produtos. Obviamente, o programa evoluiu, mas o propósito continua o mesmo: conservar energia por meio das inovações da tecnologia.


Imagem cedida por Energy Star

Procure o logotipo do Energy Star nos computadores e aparelhos elétricos se quiser diminuir os custos de energia em sua casa

O Energy Star foi projetado como um programa voluntário para promover inovações de economia de energia, fornecendo aos consumidores informações objetivas sobre os produtos. 

Nem todos têm tempo ou recursos para investigar quanta energia um ventilador de teto ou uma máquina de lavar louça economiza em comparação a outros produtos. 

O selo Energy Star indica que o produto consome menos energia do que outros produtos da mesma categoria. 

Provavelmente, você já viu esse selo em aparelhos ou em equipamentos de aquecimento e refrigeração, mas também é possível encontrar o selo em materiais para telhado, produtos comerciais e de qualidade interna do ar. 

A EPA também ampliou a utilização do selo Energy Star para prédios comerciais e estruturas industriais.

De acordo com o Departamento de Energia dos Estados Unidos, "somente no último ano, os norte-americanos, com a ajuda do Energy Star, economizaram energia suficiente para abastecer 10 milhões de casas e evitar emissões de gás de 12 milhões de carros, o que corresponde, no total, a 6 bilhões de dólares".

O preço da conversão para produtos Energy Star pode ser alto no início. Para fazer uma geladeira consumir menos energia, por exemplo, os fabricantes devem gastar dinheiro em pesquisas e desenvolver inovações de energia. 

O Energy Star incentiva os fabricantes a encontrarem maneiras mais baratas de fabricar esses produtos, mas o custo da inovação é, muitas vezes, transmitido ao comprador. 

Porém, você pode recuperar o custo com o tempo, por meio de contas mais baixas de serviços públicos, e o governo federal dos EUA também oferece descontos e abatimentos de impostos para incentivar os consumidores a trocarem produtos comuns por produtos que tenham o selo Energy Star.

Mas do que exatamente se trata o Energy Star e o que significa para os produtos que utilizamos? 

Neste artigo, analisaremos como a Energy Star começou e para onde se direciona. Descobriremos quanta energia um produto deve economizar para ter o selo Energy Star. 

Por fim, descobriremos exatamente quanto dinheiro você pode economizar em descontos e abatimentos de impostos com a utilização dos produtos Energy Star.

A Agência de Proteção Ambiental - Environmental Protection Agency (em inglês) criou o Energy Star para incentivar os fabricantes a fazerem produtos com baixo consumo de energia, diminuindo, assim, as emissões de dióxido de carbono

O Congresso aprovou a Lei de Política e Conservação de Energia em 1975, que estabeleceu padrões mínimos de consumo de energia para diversos eletrodomésticos importantes, mas a EPA levou isso adiante em 1992. 

O Energy Star fornece informações confiáveis e objetivas para comércios e consumidores, para que eles não precisem investir tempo e dinheiro em pesquisas sobre a eficiência de energia.



Ryan McVay/Photodisc/Getty Images
O programa Energy Star foi projetado inicialmente para certificar computadores

O programa Energy Star foi projetado inicialmente para certificar computadores e monitores

Os computadores residenciais eram relativamente novos no mercado, então, muitos consumidores não sabiam que essa tecnologia podia aumentar suas contas de energia significativamente. 

Outros equipamentos de aquecimento e resfriamento de escritórios e residências foram adicionados à lista nos três anos subseqüentes e, em 1996, a EPA fez uma parceria com o Departamento de Energia, incluindo outras categorias de produtos.

O programa Energy Star opera diminuindo o custo de produção para que os consumidores possam comprar, a preços mais acessíveis, produtos que economizam energia. 

O selo torna o produto mais chamativo para os consumidores, então, tornar seus produtos mais eficientes no consumo de energia é um incentivo para os fabricantes. 

O Energy Star é, basicamente, uma aula de economia para os ambientalistas.

Imaginemos um consumidor que deseja comprar uma TV nova. 

Ele é um consumidor dentro da média, que não entende muito de eletrônica ou de consumo de energia, e não tem muito dinheiro para gastar. Porém, ele quer uma TV confiável que não consuma muita energia nem aumente suas contas. 

O Energy Star é o intermediário que incentiva o fabricante a fazer a TV que não consome energia demais, mesmo quando estiver desligada (sim, os aparelhos consomem energia mesmo quando estão desligados). 

O programa Energy Star testa os aparelhos em relação ao uso de energia e garante que as inovações de redução no gasto de energia não diminuam a qualidade funcional do aparelho de TV.

O selo Energy Star permite que esse consumidor considere um número de produtos em potencial, pois ele fica sabendo imediatamente quanta energia gastará sua TV nova.

Energy Star e os negócios

De acordo com a EPA, prédios comerciais contribuem com cerca de 18% das emissões de dióxido de carbono nos Estados Unidos (em inglês), e aqueles que possuem o selo Energy Star diminuem o consumo de energia em 15%. 

A classificação do Energy Star se aplica a prédios comerciais, iluminação, equipamentos de serviços de alimentação, aquecimento, resfriamento, ventilação, equipamentos de escritório e eletrodomésticos.


Exigências da Energy Star

O que é necessário para um produto ter o selo Energy Star? Tudo começa com o selo "Energy Guide" do Departamento de Energia, que é a famosa etiqueta amarela que as lojas exigem em todos os grandes eletrodomésticos. 

Essa etiqueta exibe os resultados de testes de acordo com os procedimentos padrão do Departamento de Energia. 

O selo lista quanta energia o aparelho consome, em comparação a outros produtos parecidos, e uma estimativa dos custos operacionais anuais (os custos operacionais anuais estimados são baseados no custo médio anual de eletricidade).

Se o produto estiver de acordo com os critérios específicos de sua categoria, que geralmente envolvem uma redução percentual do consumo de energia em comparação a outros produtos da mesma categoria, a etiqueta amarela terá o selo Energy Star. 

As categorias específicas incluem os itens a seguir:

eletrodomésticos - máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça, geladeira e ar condicionado de uso doméstico;

aquecimento e resfriamento - aparelho de ar condicionado central, fornalha e termostato programável;
itens domésticos - janela, material para telhado e isolamento;
eletro-eletrônicos - televisão, videocassete, aparelho de DVD e aparelho de som;
equipamentos de escritório - computador, monitor, fotocopiadora, notebook e impressora;
iluminação - instalações e lâmpadas elétricas;
produtos comerciais - placa de saída, máquina de venda automática e refrigerador de água.

Para saber as especificações de classificação Energy Star dos produtos (em inglês), clique no link.