segunda-feira, 20 de abril de 2015

Sociedade de consumo e o LED como produto durável

Foco na eficiência leva à criação de canal de serviços de iluminação por empresa e lâmpadas.


Há​ quem duvide que na época d​os produtos com obsolescência programada​, as empresas estimulem o desenvolvimento de produtos duráveis, como o LED. 

Na contramão d​a sociedade de consumo​, a indústria de lâmpadas vem redirecionando seus negócios para​ a​ eficiência energética, ​com uma preocupação real com o meio ambiente, desenvolvendo produtos em que o baixo consumo e a durabilidade colocam em cheque as tecnologias descartáveis e poluentes. 

Isto explica a reviravolta sofrida pela lâmpada incandescente após 136 anos de existência. 

Com uma estimativa de vida de 25 mil horas, o que significa passar até 11 anos sem uma única troca - contra as 750 horas da incandescente, que exigem pelo menos três trocas em um ano, o LED é prova de que o avanço tecnológico não precisa do consumo excessivo para sobreviver, mas conquista espaço por ser inovador, gastar menos e durar mais.

​O consumidor ganha um produto mais durável, há uma diminuição na geração de lixo e menos gasto na conta de luz. 

Grandes usuárias de iluminação são as mais beneficiadas com o LED, com indústrias, hospitais, hotéis, escolas, shopping e principalmente iluminação pública.

Este foco na produção de produtos duráveis levou a indústria a redirecionar seus negócios. 

Além de continuar com a distribuição de lâmpadas pela Paulista Business, criamos um novo canal para atender segmentos de mercado, voltado a serviços e sistemas de iluminação, como projetos luminotécnico, gestão de iluminação, e sistemas integrados de iluminação para clientes corporativos e governo. ​

Para isso, a Golden criou há três anos uma divisão especializada em serviços e sistemas de iluminação integrado, a Celena Participações S.A. ​

Trata-se de uma mudança de conceito, que agrega valor à tradicional troca de lâmpada. A substituição de uma tecnologia por outra mais moderna e eficiente deixou de se restringir ao encaixe no soquete. 

Em nossa opinião o protocolo soquete irá desaparecer no longo prazo, quando os usuários adotarem de vez o LED no lugar das tecnologias ineficientes.

Mas é cedo para isso. Ainda teremos muito “retrofit” de lâmpadas tradicionais para lâmpadas LED. 

Hoje, o consumo energético é um diferencial competitivo, e a escolha de sistemas de iluminação exigem estudos que direcionem ao uso racional da energia, sem desperdício, e baixo custo de manutenção e compatível ao papel que a luz exerce no espaço em questão.

Autor: Assessoria