quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Audi quer aumentar eficiência energética

Audi quer aumentar eficiência energética

Marca estuda meios de poupar energia nos seus modelos híbridos

do AutoMotor/Portugal
com exclusividade no Brasil para MotorDream

O sistema start/stop já é comum em praticamente todas as marcas automóveis. 

Mas a Audi pretende inovar e trabalha numa nova forma de utilização do mecanismo em seus carros híbridos. 


Com um motor de arranque modificado, a marca quer que os modelos possam ser desligados enquanto rodam sem provocar mudanças de marcha. 


Por enquanto, o sistema chama-se “coasting”.

Este novo formato está em testes num protótipo apelidado Intelligent Hybrid Vehicle - iHEV -, que se baseia num Audi A7 e utiliza um sistema elétrico de 48 v, alimentado por uma bateria de íons de lítio alojada no porta-malas. 



O iHEV trabalhará em conjunto com um outro sistema, o Predictive Efficiency Assistant, que utiliza informação do sistema de navegação, incluindo a inclinação da estrada e o limite de velocidade permitido no local, para determinar quando alertar o condutor para tirar o pé do acelerador, de modo que o sistema desligue o motor, voltando novamente a avisar quando for altura de voltar a acelerar.

A marca alemã pretende ainda integrar este sistema com o cruise-control ativo, permitindo que o automóvel ganhe "vida própria" nas estradas, uma vez que o sistema elétrico controla também os freios para gerir a velocidade.


 O sistema iHEV, que pode rodar durante cerca de um quilómetro com o motor desligado, deverá reduzir, de acordo com os dados da Audi, cerca de 10% dos consumos e as emissões de gases poluentes.