quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Comercializadora de energia no mercado livre abre filial em Goiânia

Indústrias e empresas podem usar alternativa de consumir energia por meio de agentes autorizados e reduzir taxas. Atualmente, em torno de 25% da energia do País está neste mercado. Cogeração Energia é a primeira a explorar este trade em Goiás.


A empresa Cogeração Energia, com dez anos de tradição no mercado brasileiro nas áreas de gestão energética, comercialização e geração de energia, abriu a primeira filial em Goiânia. 

Com sede em Recife (PE), a empresa de engenharia especializada se destaca no mercado nacional como comercializadora independente de energia autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Em Goiás, já vinha atuando com posto avançado há dois anos, atendendo a diversas indústrias. Com a perspectiva de crescimento da aquisição de energia elétrica através do mercado livre, a empresa abriu a filial, no Edifício Office Flamboyant, no Setor Jardim Goiás. 

Esta é a primeira empresa especializada nesta área no estado goiano e a expectativa de faturamento, no primeiro ano, é de 20 milhões de reais.

De acordo com o engenheiro Rodrigo Arruda, diretor da empresa, em Goiás, entre as vantagens, está a economia média de até 25%. “Nossa empresa conta com profissionais especializados que buscam agilidade e eficiência operacional atuando nos setores industrial e comercial. 

Como uma empresa consolidada no mercado, atuamos em diversos estados do País, em empresas de distintos segmentos, que tanto podem cogerar energia ou consumir de uma fonte mais barata”, explica ele. 

Empresas que consomem acima de 500KW de energia - , tais como indústrias, hotéis supermercados, shoppings, entre outras - podem fazer a aquisição por meio do mercado livre.

Segundo Arruda, Goiás ainda tem uma demanda no setor sucroenergético para a implantação de cogeração em algumas usinas e para a venda de excedente em outras. Além disso, até 2020, a empresa espera instalar três PCH’s com capacidade de geração de 50 MWs em Goiás. 

A Cogeração é membro da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abraceel) e agente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica ( CCEE).

A Cogeração é pioneira na venda de excedentes elétricos de cogeração a gás no mercado livre de energia e também por implantar o primeiro projeto de cogeração com turbina a gás no setor cerâmico do Brasil. 

A empresa tem atuação em diversos estados do País com enfoque em indústrias, comerciantes e outros grandes consumidores do setor privado.

Perfil-O mercado livre é um ambiente de negociação, onde consumidores “livres” podem comprar energia alternativamente ao suprimento da concessionária local. Neste ambiente o consumidor negocia o preço da sua energia diretamente com os agentes geradores e comercializadores. 

Desta forma, o cliente livre pode escolher qual será o seu fornecedor de energia. Atualmente, em torno de 30% da energia do País está neste mercado. Ele representa 100% do mercado energético da União Europeia, cerca de 65% nos Estados Unidos e está em consolidação no Japão.