quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Senai demonstrará projeto de eficiência energética no Morar Mais por Menos

Senai demonstrará projeto de eficiência energética no Morar Mais por Menos












O Senai vai demonstrar o Projeto de Eficiência Energética durante o Morar Mais por Menos, que será realizado de 2 de outubro a 11 de novembro, em Campo Grande (MS), colocando para visitação do público em geral 53 ambientes cujas estruturas apresentam economia e eficiência

De acordo com a assessora de cooperação e projetos especiais do Senai, Ilana Coutinho Alencar, a participação da entidade no evento envolve alunos do curso de qualificação de eletricista predial realizado em parceria com a Scheneider.

“Nossos alunos vão instalar o projeto de Eficiência Energética no restaurante que está sendo montado dentro do evento e é um dos 53 ambientes que serão apresentados durante o Mora Mais por Menos. 

As arquitetas Luciana Teixeira e Ana Paula Zahran são as responsáveis por esse ambiente e nós somos parceiros para que elas desenvolvam o projeto dentro do conceito de menor consumo de energia”, detalhou Ilana Coutinho.

Laboratório prático

Segundo o supervisor da elétrica predial e industrial da FatecSenai Campo Grande, Antônio Tavares de França Júnior, os alunos terão duas semanas de trabalho e para eles a oportunidade vai funcionar como um laboratório. 

“O projeto visa à eficiência energética, automação residencial e arquitetura. 

Nós vamos cuidar da parte elétrica e contribuir com a parte da iluminação, verificar o melhor tipo de tomada, melhor altura, melhor disposição de equipamento para melhor eficiência”, explicou.

Já o instrutor do curso de eletricista predial da FatecSenai Campo Grande, Edson Lima, acrescentou que a turma conta com 23 alunos e que ontem (12/09) eles estiveram no local em que será realizado o evento para fazer o reconhecimento da área. “Fizemos a sondagem dos pontos existentes e vamos iniciar nesta quinta-feira (13/09) a tubulação para depois dar sequência ao trabalho”, disse.

Alunos

O aluno do curso de eletricista predial da Fatec Senai Campo Grande, Júlio Cesar Martinez dos Santos, 56 anos, destacou que já fez o curso há quase 10 anos e agora retornou para atualização. 

“Ao longo desse tempo muita coisa mudou e nós precisamos nos atualizar sempre”, disse.

Já o aluno Carlos Ramão Gonçalves, 43 anos, contou que buscou o curso para obter independência. “Tinha um conhecimento razoável e vim fazer o curso para conseguir mais independência na hora de resolver situação que envolve a eletricidade. 

É muito importante podermos desenvolver a prática em uma iniciativa como esta”, avaliou.

Serviço - Os ambientes do Morar Mais por Menos estão sendo estruturados na Rua da Paz, 342, entre as ruas Bahia e Rio Grande do Sul, Bairro Jardim dos Estados, em Campo Grande