terça-feira, 25 de setembro de 2012

Saiba o que muda com o novo regulamento para lâmpadas a vapor de sódio de alta pressão

Desde que foi inventada, a lâmpada a vapor de sódio de alta pressão tem sido aprimorada para suprir as necessidades de um ambiente público que necessite de muita iluminação. 

Se no começo seu benefício era só a luz, hoje, suas principais características proporcionam ao consumidor mínima poluição luminosa, baixa agressão à biodiversidade e menor gasto energético, quando comparada com outras tecnologias também utilizadas em áreas públicas.



Com base nisso e, considerando a sua importância luminotécnica, entra em vigor o novo regulamento do Instituto Nacional de Metrologia,Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que define níveis mínimos de eficiência energética (lm/W) e vida útil para a lâmpada, além de regulamentar potência e outros parâmetros elétricos com informações nas embalagens.

O objetivo da regulamentação é padronizar e estabelecer critério quanto à qualidade, somado ao zelo pela eficiência, desempenho e segurança dos produtos. 

Para tanto, todas as lâmpadas devem seguir o sistema de avaliação da conformidade através do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) para utilização da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), visando à eficiência energética.

Novas perspectivas - Com o prazo para finalização das discussões e implantação no mercado nacional até o fim de 2012, as empresas deverão se adaptar às normas em curto e médio prazo. 

Isso porque, as novas lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão deverão ser fabricadas e importadas somente em conformidade com os requisitos aprovados, que competem informar ao consumidor, por meio da etiquetagem, dados importantes relacionados às características do material, juntamente com suas variáveis como: aspectos ambientais e preço. 

Além disso, o selo exige uma garantia de 24 meses para o produto, informações de potência, fluxo luminoso e vida útil, pontos que influenciam o consumidor na decisão de compra.

Por: Ronald Leptich,gerente de Produto da OSRAM, empresa que atua há 17 anos. É formado em Engenharia Elétrica e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Hoje, atua no segmento de Iluminação Profissional.

A OSRAM S.A. (Munique, Alemanha) é uma das duas líderes em produtos para iluminação no mundo. No ano fiscal de 2011 (encerrado em 30 de setembro de 2011) a companhia obteve uma receita de aproximadamente 5 bilhões de Euros. 

A OSRAM é uma empresa de alta tecnologia no setor de iluminação e mais de 70% de seu faturamento é proveniente de produtos energeticamente eficientes. 

A companhia, que tem uma forte atuação no cenário internacional, possui cerca de 41.000 colaboradores ao redor do mundo, atendendo a clientes em 150 países por meio de suas 44 unidades de produção localizadas em 16 países (até a data mencionada anteriormente). 
[ www.osram.com.br].