segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ampla realiza obras de eficiência energética no Hospital São João Batista, em Macaé

A distribuidora de energia Ampla assinou dia 29/08 um convênio com o Hospital São João Batista, em Macaé, para realização de obras de eficiência energética na unidade hospitalar. 



A concessionária instalará aparelhos de climatização eficientes, placas coletoras de calor e bombas hidráulicas, além de substituir o sistema de iluminação do hospital. 

A modernização executada pela Ampla resultará na redução do consumo de energia da unidade em cerca de 140 MWh/ano.

No total, serão substituídas 1.019 lâmpadas comuns do hospital por outras novas eficientes, que são mais econômicas e apresentam maior vida útil. Também serão substituídas 622 luminárias e 551 reatores, que garantem o melhor funcionamento das lâmpadas. 

Além disso, a Ampla substituirá 45 aparelhos de ar-condicionado da unidade, instalando equipamentos novos e com selo A do Procel. 

A obra prevê também a instalação de 92 placas coletoras de calor, 15 boilers de mil litros, e a substituição de 80 chuveiros elétricos com duchas misturadoras de água quente, além da instalação de 12 controladores diferenciais de temperatura e 12 bombas hidráulicas.

A ação da Ampla integra o Programa de Eficiência Energética da distribuidora, que é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os investimentos do projeto alcançam os R$ 625 mil.

Além da diminuição dos gastos com energia elétrica no hospital, as ações de eficiência energética propostas pela Ampla aumentarão o conforto oferecido aos funcionários e também aos pacientes atendidos pelo Hospital São João Batista. 

No total, mais de 20 municípios da área de concessão da Ampla já foram beneficiados pelas ações de eficiência energética da distribuidora.

Consciência Ampla Eficiente

As obras que serão feitas no Hospital São João Batista, em Macaé, integram o projeto Consciência Ampla Eficiente. 

Criado em 2005, o projeto tem como público-alvo comunidades populares, hospitais e instituições de utilidade pública. 

Seguindo normas técnicas e de segurança, o Consciência Ampla Eficiente reforma instalações elétricas residenciais de famílias de baixa renda e faz investimentos para redução do consumo de energia em creches, asilos, hospitais, escolas públicas, entre outros, com o objetivo de reduzir o consumo e educar para o uso eficiente de energia. 

O projeto inclui ainda a troca de geladeiras, lâmpadas e aparelhos de ar-condicionado. Em 2011, a Ampla destinou mais de R$ 30 milhões em projetos de Eficiência Energética.