quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Parceria com País Basco vai levar energias renováveis para o Litoral

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o País Basco – região espanhola autônoma – iniciaram a elaboração do plano de trabalho para implantação do programa Costa das Energias Verdes. 


Pioneiro no Brasil, o programa pretende suprir o litoral paranaense com energia solar e eólica, estimulando o desenvolvimento econômico e social de toda a região. 

A comitiva basca esteve em Curitiba e no Litoral para contatos com empresas públicas e reconhecimento de área onde será efetivada a parceria, que é parte do Smart Energy Paraná, projeto do governo do Estado que vai impulsionar o desenvolvimento da matriz de energias renováveis e redes inteligentes. 

“Passamos a fase das intenções para iniciar o plano de trabalho”, disse o presidente do Tecpar, Júlio C. Felix. 

A partir de agora, o plano será aprimorado à distância por especialistas do Paraná e do País Basco.

Felix disse que a visita permitiu à comitiva basca verificar a necessidade de considerar, no projeto, a fragilidade do meio ambiente da região. 

“Há a necessidade de preservação da Mata Atlântica e a proximidade da serra com o mar resulta em um espaço reduzido para os projetos. 

As populações são muito espalhadas e a região tem baixa densidade demográfica, mas todos têm de ter acesso à energia da mesma forma”, afirmou.

O presidente do Tecpar destacou que o projeto vai além do aspecto técnico, abrangendo as dimensões ambiental e social. 

“Trata-se de região muito pobre, com índice de desenvolvimento humano baixo. O uso de energia renovável distribuída nas redes inteligentes no litoral não é só para testar tecnologia e atrair investimento para o Estado. 

É, principalmente, para colaborar com a mudança do perfil sócio-econômico da nossa costa”, disse.

A comitiva basca visitou também várias instituições parceiras do programa Smart Energy Paraná, como o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Copel, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e Itaipu Binacional. 

A visita foi uma contrapartida à recente viagem do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Alípio Leal, e de Júlio Félix ao País Basco, para firmar o protocolo de intenções.