Interessados terão 60 dias para apresentar os projetos
Da redação
A CPFL Energia abre edital com os critérios da primeira chamada pública de projetos do Programa de Eficiência Energética (PEE) de quatro de suas distribuidoras: CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE.
Qualquer cliente da distribuidora poderá sugerir projetos que tenham o objetivo de tornar o uso da energia mais racional e inteligente.
Os interessados em apresentar os projetos terão um prazo de 60 dias para realizar o cadastramento.
A CPFL Energia analisará todas as propostas e escolherá os melhores projetos por meio de um ranking, conforme os parâmetros determinados nos Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE/Aneel).
Os projetos selecionados receberão os recursos do Programa de Eficiência Energética da CPFL para serem concretizados.
Programa de Eficiência Energética
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determina que as empresas concessionárias do serviço público de distribuição de energia apliquem 0,5% da Receita Operacional Líquida (ROL) no Programa de Eficiência Energética (PEE).
A partir da Resolução Normativa N° 556, de 02/07/2013, foram definidas novas regras para a aplicação deste recurso e homologados os Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE).
Entre as novas alterações, a mais importante foi a determinação que as concessionárias de energia elétrica realizassem para seleção dos melhores projetos e oportunidades de eficientização, as Chamadas Públicas de Projetos (CPP), que devem ser voltados aos clientes industriais, comerciais, residenciais, rurais, poderes públicos e serviços públicos.
Estão excluídos das chamadas públicas, os projetos voltados aos clientes residenciais de baixa renda com Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), projetos educativos, Gestão Energética Municipal e outros projetos pilotos.