terça-feira, 23 de setembro de 2014

Edifício verde sai do nicho

Brasil - Novos segmentos apostam em construções sustentáveis e movimentam mercado de certificação e eficiência energética


Brasil - As construções sustentáveis já fazem parte da pauta de eficiência energética de diversos segmentos e já estão em execução em lojas comerciais, hotéis, museus, hospitais, plantas industriais e arenas esportivas. 

Para quem aposta no conceito, conta com um leque de novas soluções dentro de uma edificação eficiente. 

Hoje as edificações verdes, se estiverem dentro do padrão exigido, podem ser certificadas pela americana LEED, a francesa Aqua, a inglesa Green e pelo Procel Edifica.

"O conceito de construção sustentável já é uma realidade em alguns nichos, tendo agora uma forte tendência de chegar a outros, como o residencial", aponta Felipe Faria, diretor do GBC Brasil. 

No ranking de concessão do selo LEED no mundo, o Brasil ocupa a terceira posição, atrás somente dos Estados Unidos, com 19.778 certificações, e da China, com 498.

Esse ano o Museu de Arte do Rio foi o primeiro museu da América Latina a ganhar uma certificação. 
Os dois prédios do museu foram construídos com vidros especiais com película para reduzir a incidência de luz e calor, favorecendo a iluminação natural.

A etiquetagem do Procel Edifica, voltada para edificações comerciais, de serviços e públicas e para edifícios residenciais, já supera a marca de 2 mil casos. 

Desse total, 78% dos empreendimentos obtiveram a classificação nível A, a mais eficiente, num processo que, até 2020, terá um caráter voluntário, conforme estabelecido no Programa Nacional de Eficiência Energética (PNEf).

Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra