sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Feira de segurança elétrica apresentará as novidades de prevenção

A 20ª edição da Fisp será realizada de 8 a 10 de outubro, no Centro de Exposições Imigrantes (SP)
Da redação


SXC.hu


A 20ª edição da Feira Internacional de Segurança e Proteção (Fisp), será realizada de 8 a 10 de outubro de 2014, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP). 

Cerca de 650 expositores apresentarão o que existe de mais moderno na área de segurança e proteção ao trabalhador. 

Com soluções voltadas à prevenção de acidentes e novidades para trabalho com risco de queda, risco elétrico, risco de corte, entre outros, a feira apresentará também linhas de vestimentas especiais antichama e de ferramentas. 

Consolidando seu objetivo de difundir cada vez mais o conceito prevencionista, tanto no trabalho como fora dele, o evento, realizado a cada dois anos, traz para os profissionais da área uma oportunidade única de atualização em meio às novidades e lançamentos em produtos, serviços e equipamentos. 

Para essa edição são esperados mais de 45 mil visitantes, entre eles, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, inspetores de risco, segurança patrimonial etc. 

O evento é organizado pelo Grupo Cipa Fiera Milano, em parceria com a Associação Brasileira dos Distribuidores e Importadores de Equipamentos e Produtos de Segurança e Proteção ao Trabalho (Abraseg), a Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg) e o Sindicato da Indústria de Material de Segurança (Sindiseg). 

O público visitante terá uma ampla grade de cursos, workshops e seminários voltados para a atualização profissional como os cursos Agência Brasil de Segurança (ABS), com temas diversos como, periculosidade para eletricistas, segurança nos processos logísticos, implementação de sistema de gestão em segurança, entre outros. 

Ocorrerá também o XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Incêndio (Cobeni) e outros cursos para instrutores nas áreas de mapeamento, prevenção e combate a incêndio. 

Acidentes de Trabalho no Brasil 

Dados estatísticos de acidentes de trabalho, divulgados em outubro de 2013, pela Previdência Social, indicam uma pequena retração no número de acidentes registrados, em comparação com os anos anteriores. 

O número total de acidentes de trabalho no Brasil passou de 720 mil casos em 2011 para 705 mil em 2012. Os óbitos seguiram a mesma tendência: de 2938 casos registrados em 2011, o número caiu para 2731 em 2012. O número de acidentes típicos também teve redução: de 426 mil registros (2011) para 424 mil (2012). 

A Região Sudeste lidera o número de acidentes de trabalho, com 55% do total nacional, seguido pela Região Sul (21% dos casos). 

Dentre as atividades industriais com o maior número de acidentes estão os setores da construção civil, com 63 mil registros, e produção de alimentos e bebidas, com 54 mil ocorrências. 

O setor da construção é o que está mais vulnerável, já que do total de acidentes registrados no País cerca de 9% afetam trabalhadores da construção. 

A existência de riscos no canteiro de obras deve-se ao caráter dinâmico e natureza da atividade, sendo que a prevenção de acidentes tornou-se fundamental para amenizar esse quadro. 

Mais informações: www.fispvirtual.com.br