quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Lâmpadas LED deverão ser certificadas



A iluminação LED tem ganhado espaço, a aceitação antes era maior no segmento comercial e industrial, hoje vem ganhando mais espaço nos ambientes residenciais, com produtos desenvolvidos para suprir a necessidade de cada projeto de decoração.

O consumidor tem encontrado no mercado várias marcas desconhecidas que apresentam produtos muito parecidos mas com preços extremamente diferentes, o que tem ajudado a confundir os clientes na escolha de suas lâmpadas. 

Segundo o engenheiro eletricista e presidente do Instituto Tecnológico de Estudos para a Normalização e Avaliação de Conformidade (Itenac), Mauricio Ferraz de Paiva, essa semelhança e falta de especificação leva, muitas vezes, o consumidor a adquirir um produto que não atenderá as expectativas.

Para regular o mercado de consumo desses produtos, nos próximos meses deve ser publicada a Portaria do Inmetro no 477, que estabelece níveis mínimos de qualidade para lâmpadas de LED

Os prazos para as mudanças chegarem ao consumidor devem ser conhecidos quando publicado o decreto no Diário Oficial.

O regulamento será compulsório e terá diferentes prazos para adequação, como aconteceu nas mudanças recentes da lâmpada fluorescente compacta. 

As exigências técnicas foram baseadas em normas internacionais, reuniões com empresas e entidades representativas do setor, além da consulta pública que terminou em dezembro de 2013.

Segundo o especialista, o consumidor precisa ficar atento para as marcações que necessitam obrigatoriamente constar na lâmpada ou na embalagem, como a marca de origem, a faixa de tensão nominal, potência, frequência e outros. 

“As lâmpadas devem ser projetadas e construídas de forma que, em uso normal, funcionem de forma confiável e não causem qualquer perigo para o usuário ou arredores. 

Em geral, a conformidade é verificada através da realização de todos os ensaios especificados”, finaliza Paiva.