O crescimento no consumo de energia elétrica, além de elevar os custos de uma família ou empresa, causa também impactos ambientais, o que vem exigindo uma constante mudança no pensamento e comportamento de todos os setores da sociedade, de maneira que se possam buscar alternativas para a diminuição do consumo e a preservação de recursos naturais.
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC, o Badesc e o Instituto de Estudos e Gestão Energética (Inerge) criaram o Programa Recicla CDL – Eficiência Energética, com o intuito de contribuir para essa nova transformação, incentivando empresas de Santa Catarina a realizarem um processo de substituição de equipamentos que dependam de um consumo elevado de energia.
A iniciativa foi explicada na plenária de agosto da CDL de Jaraguá do Sul.
O objetivo é contribuir para o aumento da eficiência em empresas com relação ao consumo de energia elétrica para a consecução de suas atividades operacionais, reduzindo assim a necessidade de utilização de recursos naturais.
A partir do consumo de R$ 1 mil já é possível realizar uma pré-análise para adesão ao programa e verificar o custo-benefício.