quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Eficiência energética

Usiminas assina contrato com a Orteng/TMEIC para diagnóstico energético na lamina a quente da Usina Intendente Câmara
 
Divulgação
I016064.jpg
A estimativa é reduzir em 10% de energia na 
laminação a quente

IPATINGA - A Usiminas assinou contrato com a Orteng/TMEIC, empresa de sistemas industriais formada pela Toshiba e pela Mitsubishi, para elaboração de um diagnóstico energético na área de laminação a quente da usina de Ipatinga. 

O contrato prevê a avaliação de oportunidades de economia de energia e utilidades (energia térmica, gases, água e energia elétrica).

Somente no consumo de energia elétrica, estima-se um potencial de redução de 10%, o que significa, em relação ao consumo da laminação a quente, e média 5MW, o equivalente ao consumo residencial de uma cidade de 87 mil habitantes.

A iniciativa integra o planejamento da Usiminas de melhorar a eficiência energética de suas unidades para tornar-se autossuficiente em energia elétrica em 2015. A proposta é gerar uma economia de R$ 300 milhões/ano.

Entre as alternativas analisadas para este fim, estão investimentos em tecnologias e processos de otimização do mix de combustíveis e cogeração, que permite alto aproveitamento do passivo de energia térmica gerada por combustíveis, além da eventual participação em ativos de energia.