quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Educação: eficiência energética se aprende na escola

Parceria entre a Secretaria de Energia do Estado de São Paulo e o Centro Paula Souza levará, a partir de 2012, o ensino da disciplina para o currículo de escolas e faculdades técnicas do estado

Escola técnica de São Paulo: eficiência
energética como ponto do currículo
Tatiana Resende, para o Procel Info

Com o objetivo de formar profissionais capacitados para trabalhar com medidas de gestão de energia e difundir a consciência energética entre seus alunos, a partir de 2012, nos cursos técnicos de eletrônica e mecânica do Centro Paula Souza, constará a disciplina de eficiência energética. 
O centro, responsável pela administração de 200 Escolas Técnicas (Etecs) e 51 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em 155 municípios paulistas, estuda também a possibilidade de incluir a disciplina no curso de edificações. Os primeiros exames para os cursos disponíveis nas Etecs foram realizados em novembro e os resultados serão divulgados em janeiro de 2012.

A medida surgiu a partir da crescente importância que a conservação de energia elétrica vem tendo em diversos setores da sociedade, principalmente no residencial. Durante o ano de 2008, quando haviam diversos projetos de racionalização do uso de energia nas instalações das Etecs em andamento, nasceu a iniciativa de inserir na grade curricular, de fato, uma disciplina que fosse totalmente voltada para o assunto. 
A criação da disciplina nos cursos das Etecs foi viabilizada através de uma parceria com a Secretaria de Energia do Estado de São Paulo.

Para transmitir aos alunos os conceitos e práticas em eficiência energética, o centro contará com a realização de atividades práticas. Além da disciplina, serão implementadas atividades específicas para projetos de eficiência energética onde os alunos poderão implementar de forma consistente as medidas de eficiência aprendidas em sala.

Além disso, serão implementados laboratórios específicos para projetos de eficiência energética. O investimento para a implantação da disciplina será de R$ 6 milhões, a ser realizado por meio da aplicação obrigatória de 0,5% da receita das distribuidoras de energia.

"Queremos formar profissionais que possam atender às exigências do atual mercado de trabalho, que, cada vez mais, se comporta de forma sustentável e eficiente", diz o professor Pedro Gozalo de Oliveira

Um outro projeto, ainda em fase de negociação, prevê um grande investimento em eficiência energética nas Etecs, que envolverá desde a capacitação do corpo docente até a instalação de laboratórios de eficiência energética nas unidades do estado. O Termo de Convênio será assinado com uma concessionária de energia ainda não divulgada.

Segundo o idealizador do projeto de inclusão da disciplina e coordenador de projetos no Centro Paula Souza, professor Pedro Gozalo de Oliveira, a iniciativa pretende desenvolver habilidades e competências em gestão de energia na formação de profissionais de nível médio, contribuindo assim para a difusão da conservação de energia e o aproveitamento racional dos recursos. 
"Queremos formar profissionais que possam atender às exigências do atual mercado de trabalho, que, cada vez mais, se comporta de forma sustentável e eficiente", disse o professor.

Promover a eficiência energética como alternativa econômica e ambientalmente sustentável para o aumento da oferta é uma meta da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo. O órgão estadual recorre a contribuições do Conselho Estadual de Política Energética (CEPE), criado em 30 de março de 2011. O CEPE assessora o Poder Executivo na formulação de políticas voltadas para o setor no estado de São Paulo.

Um dos comitês do CEPE é o de Conservação, Eficiência e Racionamento de Energia, que tem como tarefa estudar e propor políticas públicas para a promoção da eficiência energética e do uso racional da energia em âmbito estadual. 
Entre as linhas do comitê estão a inclusão do tema “Uso inteligente dos recursos e os impactos ambientais” nas escolas de ensino fundamental de todo o estado; e da disciplina “Eficiência Energética” na grade curricular das escolas do Centro Paula Souza (Etecs e Fatecs) e nas demais escolas de ensino médio e superior das redes pública e privada – com a finalidade de formar profissionais para a área de gestão da energia.