terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Empresas cortam custos usando lâmpadas de LED

Essa diferença que está incentivando empresas como as redes de varejo Wal-Mart Inc. e GNC Corp. e a de hotéis Caesars Entertainment Corp. a comprarem novas lâmpadas mais avançadas.


As lâmpadas à base de diodos emissores de luz, ou LEDs - semicondutores que produzem uma luz brilhante quando carregados de eletricidade -, duram dez vezes mais que as lâmpadas convencionais - ou seja, resultam em menos escadas bloqueando os corredores dos supermercados, ou feios andaimes erguidos nos saguões de hotéis, com operários trocando lâmpadas queimadas.

Como a economia de energia ainda não é suficiente, em alguns casos, para cobrir o custo mais elevado das novas lâmpadas, é o menor custo de manutenção que está gerando vendas.

"Pense em um poste de luz de um estacionamento, com seis a 12 metros de altura. É preciso um caminhão com guindaste e um eletricista para trocar as lâmpadas a cada dois anos. 
 
Agora estas novas vão durar de 10 a 12 anos", disse Charles Zimmerman, vice-presidente da Wal-Mart para projetos e construções internacionais. "O grande retorno é na manutenção."

Trocar as lâmpadas ficou mais complicado do que se imagina pelas piadas da série "Quantos... são precisos", dizem os donos de lojas, especialmente dentro de freezers e de cartazes luminosos, que podem exigir técnicos especalizados. 
 
No Hotel Intercontinental de San Francisco, com 33 andares, trocar uma lâmpada pode custar cerca de US$ 50. 
 
Levando em conta a longa vida das lâmpadas, o hotel achou vantajoso o investimento inicial na mudança para as LEDs, disse Harry Hobbs, diretor de engenharia do hotel.