quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Software ajuda a economizar energia em edificações

A Eletrobras lançou dia (13), por meio do Procel Edifica, o Domus-Procel Edifica, programa de simulação termoenergética de edificações desenvolvido pelo Procel Edifica e PUC do Paraná. 


O software, que apresenta uma das interfaces gráficas mais amigáveis do mercado, possibilita o estudo das trocas higrotérmicas (temperatura e umidade) através das alvenarias do edifício, fato que os outros programas não consideram e é de fundamental importância no clima brasileiro.  

O Domus-Procel Edifica simula ainda a classificação do edifício quanto ao nível de eficiência energética visando à etiquetagem, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edifícios, gerando até a imagem da etiqueta que o edifício poderá receber.

O Procel Edifica é o subprograma da Eletrobras/Procel dedicado a promover o uso eficiente de energia elétrica nas edificações residenciais, comerciais, de serviços e públicas do Brasil. 

Calcula-se que quase 50% da energia elétrica produzida no país sejam consumidas não só na operação e manutenção das edificações, como também nos sistemas artificiais, que proporcionam conforto ambiental para seus usuários, como iluminação, climatização e aquecimento de água. 

Segundo os cálculos dos técncios do Procel Edifica, a economia pode chegar a 30% para edificações já existentes, se estas passarem por uma intervenção tipo retrofit (reforma e/ou atualização) e a 50% em edificações novas construídas com os padrões instituídos pela etiquetagem.