quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

INEE traduz o Protocolo Internacional de Medição, Verificação e Performance PIMVP 2010


É com satisfação que o INEE coloca ao alcance dos técnicos brasileiros a versão atualizada do PIMVP 2010. Trata-se de uma tradução do “International Performance Measurement and Verification Protocol – 
 
Volume 1 – September 2010”, realizada pelo INEE - Instituto Nacional de Eficiência Energética com o patrocínio da UTE Norte Fluminense.

O documento original foi desenvolvido pela EVO – Efficiency Valuation Organization, organização internacional sem fins lucrativos, dedicada à criação de ferramentas de medição e verificação (M&V) que permitem o aumento da eficiência energética com a visão de um mercado global que valorize adequadamente o recurso à eficiência. 
 
Mais informações sobre a EVO em http://www.evo-world.org/.

O PIMVP 2010 pode ser acessado no site do INEE:

Protocolo Internacional de Medição e Verificação de Performance
Conceitos e Opções para a Determinação de Economias de Energia e de Água
Volume 1: Versão Brasileira outubro de 2011.

Para fazer o download da versão traduzida, clique em formulário. O objetivo do INEE é coletar informações visando melhorar os seus produtos e serviços. Os campos marcados com (*) são obrigatórios. 
 
Após preencher o formulário, é só clicar em "enviar e fazer download" para acesso à Biblioteca do INEE e à Versão Brasileira do PIMVP.

A tradução foi realizada pelo eng. Fernando CS Milanez, membro do comitê técnico do IPMVP da EVO. Do trabalho participaram também o eng. Osório de Brito (coordenador), o eng. Agenor Gomes Pinto Garcia (consultor) e, na redação do Anexo C-9, a arq. Clívia Espinosa, o eng. Geraldo Paixão e o eng. Leonel Neves do Canto e Mello. 
 
Com a finalidade de uniformizar os termos em uso, buscando uma nomenclatura consensual, o Capítulo 9 – Definições, foi submetido a profissionais brasileiros certificados em Medição & Verificação (CMVP). 
 
O documento foi submetido à revisão de Anna Maria Moura Costa de Castro Santos.

Serão sempre benvindos os comentários e sugestões dos leitores que poderão ser encaminhados para a caixa postal pimvp@inee.org.br.

Fonte: INEE