terça-feira, 6 de dezembro de 2011

USP - Campus vai ganhar novo sistema de iluminação

G1
O campus da Universidade de São Paulo (USP), na Zona Oeste da capital paulista, deverá receber um novo sistema de iluminação em 2012. O projeto prevê a instalação de sete mil pontos de luz em toda a Cidade Universitária. Atualmente, existem pouco mais de 3 mil e de tecnologia obsoleta.


Segundo a USP, a nova iluminação terá como objetivo garantir maior segurança aos pedestres e motoristas que circulam pelo campus. 

O edital licitatório deve ser lançado ainda neste mês de dezembro. A instituição disse esperar que até o final de 2012 todo o projeto tenha sido implantado.

A iluminação deficiente na Cidade Universitária é uma das reivindicações dos alunos, que reclamam de assaltos. No dia 28 de outubro, alguns universitários da USP entraram em confronto com a Polícia Militar, após a detenção de três estudantes. Segundo a PM, eles estavam com maconha.

A partir deste dia, uma série de protestos contra a presença da PM no campus teve início, culminando com a invasão da reitoria da universidade. Eles alegam que não é atribuição da Polícia Militar patrulhar a Cidade Universitária.

A má iluminação do campus é um dos poucos pontos de comum acordo entre os estudantes que apoiam os protestos e os que são contra. Um grupo de universitários chegou a fazer uma passeata a noite com velas e lanternas, para mostrar as vias sem luz. 

De acordo com os alunos, as ruas menos iluminadas facilitam a ação de criminosos. Segundo a instituição, o projeto para a renovação da iluminação foi aprovado em julho deste ano, antes mesmo dos protestos começarem.

Economia

Outro objetivo da reformulação é reduzir a quantidade de energia gasta atualmente. A universidade informou que, apesar do aumento do número de pontos iluminados, a economia de energia será de até 15%. 

Lâmpadas de luz branca e de led deverão ser utilizadas, além de tecnologias que usam a energia solar como fonte de alimentação.