quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Fernando de Noronha terá painéis fotovoltaicos

Da Agência Ambiente Energia – A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), do grupo Neoenergia, implantará em 2012 os primeiros painéis de geração de energia solar fotovoltaica conectados à rede elétrica do arquipélago de Fernando de Noronha.  
 
A Neoenergia investirá R$ 5 milhões no projeto, que possui parceria com o Comando da Aeronáutica. A ação integra o programa de eficiência energética da companhia. O convênio foi formalizado na última segunda-feira, 26 de dezembro, no Rio de Janeiro.

O sistema terá capacidade de gerar 400 kilowatt-pico (kWp), com expectativa de geração anual de 600 megawatts-hora (MWh), o que significa cerca de 6% do consumo da ilha. 
Segundo a Neoenergia, as placas fotovoltaicas serão instaladas em uma área de aproximadamente seis mil metros quadrados pertencente à Aeronáutica, no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fernando de Noronha (DTCEA-FN), unidade subordinada ao Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III).

A companhia informou que a geração de energia será acompanhada de perto por especialistas durante um ano para monitorar todo o sistema com o objetivo de identificar possíveis falhas ou pontos em que podem ser aprimorados. 
Com apoio da Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), a empresa está realizando o estudo de conexão da energia solar fotovoltaico ao sistema isolado da ilha, atualmente suprido com geração a diesel.

Outro projeto – Além da geração solar, a Celpe assinou convênio com o governo de Pernambuco para a eficientização dos prédios públicos de Fernando de Noronha, a ação diminuirá em quase 10% o consumo anual de óleo diesel utilizado na geração energética na ilha. 
Ao todo, serão investidos cerca de R$ 650 mil na compra, transporte e instalação dos equipamentos.